segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Número de pessoas morando sozinhas aumenta no Brasil

   Ué,não sou só eu?!?NÃO!!!!Tenho mais alguns poucos milhões de companheira(o)s espalhados pelo país.Muitos da Terceira idade,mas não consegui achar a divisão exata por idades.A maioria no Rio e no Rio Grande do Sul,então é lá que estará "minha tchurma"?!?Sim,ainda não encontrei minha "tribo",rsssss.Muitos ficaram sós depois de anos de convivência.Quantos como eu,realmente sós,não sei.Ei,você que está lendo,conhece mais alguém assim?O que acha?Você mesmo,se reconhece em alguma "estatística"?


O texto da reportagem:

  
Famílias brasileiras ficam menores já que casais estão tendo menos filhos, aponta Censo

Do R7

   O número de pessoas que moram sozinhas no Brasil aumentou, segundo dados apurados no Questionário do Universo do Censo 2010, divulgado nesta sexta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). A pesquisa apresenta um detalhamento dos dados apurados pelo Censo realizado no ano passado pelo instituto.

Os dados preliminares mostram que 6.980.378 de pessoas moram sozinhas, o que equivale a cerca de 12,2% dos domicílios particulares permanentes do país, que incluem imóvel próprio, alugado, cedido ou em outras condições. Em 2000, data do Censo anterior, o número de domicílios com apenas um morador era de 4.085.568, o que representava 9,1% do total.

A mesma pesquisa mostra que a densidade domiciliar, que é representada pela relação entre as pessoas moradoras nos domicílios ocupados e o número de imóveis ocupados, passou de 3,8, registrada no Censo de 2000, para 3,3, em 2010. Esse comportamento persistiu tanto na área urbana quanto na área rural, de acordo com as informações divulgadas pelo IBGE.

A diferença no número médio de pessoas por casa, de 13,2%, foi mais acentuada que a apontada no período de 1991 a 2000, quando a diferença foi de 9,6%.

O número menor de pessoas por residência, conforme apontou o levantamento do instituto, está relacionado com a diminuição no tamanho das famílias brasileiras e ao maior número de pessoas que estão vivendo sozinhas, o que empurra a média geral para baixo.

A região Norte apresenta a maior densidade domiciliar, enquanto a região Sul apresenta a menor, sendo que a tendência de declínio é uma característica geral e está diretamente relacionada com a redução da fecundidade.

       Das cinco regiões brasileiras, apenas a região Norte apresenta média de moradores por domicílio igual a 4. Nas demais, esse valor já se situa na faixa entre os 3,1 (região Sul) e os 3,5 (região Nordeste).

No contexto estadual, as médias oscilam entre três moradores por domicílio, encontrada no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, e 4,3, nos Estados do Amazonas e Amapá. Apenas quatro Estados têm média de moradores por domicílio maior ou igual a quatro: Amazonas, Amapá, Pará e o Maranhão.

Por outro lado, nada menos do que 12 Estados apresentam médias inferiores a 3,5: Rondônia, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, além do Distrito Federal.
E das raras coisas feitas não para grupos ou famílias,este carro me encanta - e tem lugar pra dois,o melhor de tudo!





Beijos a quem passar por aqui!

Um comentário:

  1. Eliana não estou nas estatísticas de pessoas que moram sozinhas, mas acredito que isso está aumentando, mesmo porque estão nascendo menos crianças e isso quer dizer que há muitos casais sem filhos e , separações que aumentaram, e mesmo por opção as pessoas não se pressionam pra encontrar um par, mas para viverem melhor! bjs e linda semana! Nina

    ResponderExcluir