domingo, 7 de julho de 2013

Muita gente falando do excesso...




Não sei quem foi a primeira,quem "contaminou" quem,mas nestes últimos dias  foi um tal de ler sobre o ter demais,ser compulsiva,estar incomodada com o excesso que pensei sobre.
Daqui "de fora" - meu blog não é negócio ,não recebo nada de empresa alguma para analisar,não sou especialista em nada - vejo por mim que sim,temos milhões de coisas.
Muito,muito,muito mais que tínha,por exemplo,eu mesma há vinte e cinco anos atrás,já "adulta",no meio da faculdade,trabalhando,morando só,com gostos,vontades,conhecimento e acesso a consumo.


De onde veio "isso"?


Pelo lado bom,o Brasil começou a "entrar" no primeiro mundo,produzindo/recebendo produtos de primeira linha;com a internet conhecemos tudo em todos os lugares conectáveis e o e-commerce contribui para trazer o que não pegamos aqui ao lado.E,temos mais dinheiro,senão,não tinha como!Isso para quem não se encalacra de dívidas para ter os supérfluos indíspensáveis ,é,porque diferentemente de meados da década de 80,agora eles não são os vilões tão assustadores como naquela época de planos econômicos loucos e inflação descontrolada e de muito mais "falta",não se tinha o que comprar às vezes:durante o Plano Cruzado as gôndolas vazias nos supermercados nos ensinaram a trocar de marcas e buscar preços justo.Não existiam muitas das coisas de uso cotidiano atuais;celulares,computadores pessoais,nem se cogitava.
OK,globalizou-se/massificou-se muito mais e....

E por quê "indispensáveis"?!

Eis o búsilis das questões!O lado negro,o "must have","não vivo sem".Foi  principalmente a necessidade irrefreada de TER alguma coisa que acendeu as luzinhas vermelhas.Como uma "coisa" pode deixar alguém insano enquanto não a tem?!?Não,não um "sonho" de uma vida,um bem durável,mas...um vestido,uma maquiagem de determinada marca,uma tal bolsa(que já chamam de MiKo tal a difusão xing ling).Com tanta coisa dentro de casa,pra quê um a mais.No que aquilo vai te "enriquecer" como  pessoa,ser humano?!?E o acúmulo,serve pra quê?
E a necessidade imperiosa vem de onde?De querer mostrar que pode comprar?Que melhorou de vida?Que é uma pessoa "mais",não "melhor"?Foram vários os questionamentos,inclusive de meninas(a maioria das blogueiras é muito jovem)questionando que com a quantidade de determinadas  coisas que tem viveriam cem anos.....só que não se tem a mesma idade,os mesmos gostos e necessidades assim tão duráveis em relação a produtos específicos,então....a maioria delas mesmo falou da inutilidade de ser ter "tanto",da necessidade de desapegar,de comprar e usar com consciência,de não guardar à toa.Muitas preocupadas em não ser gatilho para consumismo,porque resenhando/mostrando produtos de maneira muito atraente poderiam criar as "vítimas" daquela vontades.

E é uma questão complexa porque,por exemplo,conforme vai-se "aprimorando" a pessoa, vai aumentando seus acervos.Se usa o blog como trabalho/renda e veicula o uso/posse,fica "O" problema para quem não tem outra intenção que não a de mostrar sua arte/negócio..



Meu caso particular é exagerado para a maioria das pessoas.Moro só,num espaço que acham grande mas que não me "cabe" mais - quero diferente e vou,logo,logo.Tenho meu escritório/biblioteca(tem foto lá nos começos do blog) repleto e mesmo com os expurgos constantes(basta as prateleiras começarem a ganhar duas filas que começo a tirar o que "sobra") não tem espaço  é tudo cheio.
Com o tricô,ai senhor!!!Novelos,novelos,novelos,gaveteiro com receitas e agulhas,mil agulhas,caixas organizadoras,container,etc(sim tem etc).Uso como desculpa que todas as tricoteiras/crocheteiras/crafteiras precisam de acervo para se aprimorar,que tem que ter material variado para fazer coisas diferentes,mas parei porque meu ritmo nas agulhas está uma lerdeza só e nem se tricotasse profissionalmente não daria conta.
Sapatos também,estes eu confesso,é uma tonelada para o uso contínuo e foi uma caixa fechada dos "outros" logo no primeiro dia em que pensei em arrumar alguma coisa para não deixar tudo para o sonhado dia da mudança.Até eu me assustei . Isso porque fiz um mega desapego ano passado de sapatos&bolsas e não achava que tinha sobrado....e comprei bem menos que o "normal".Mas os que tenho eu uso,uso e uso até o osso.
Agora,só lista de desejos e,sai tentação. É,clicar "lista de desejos" no lugar de "comprar" ajuda bastante.Escrever uma lista de coisas legais também.Passa a vontade e ninguém morre porque não comprou o "lançamento" x seja lá do que for.
E tenho fugido dos cupons de desconto.Sim,com uma caixa cheia de produtos para cabelo e make,não tenho mais nem onde colocar e percebi que de promoção em promoção,passei bem de qualquer conta.

Só um pequeno exemplo:


 Quando vim pra cá minhas makes e acessórias cabiam em dois potes
 Daí  com mais coisas e diferentes,comprei uma maletinha pra organizar melhor
 Além do que está no criado,tive que começar a usar o tampo da cômoda



E ele já está pela metade cheio - fora a tal da caixa com o "estoque"


Isto porque sou a mais básicas das criaturas(tá,acho que eu me engano),de meia idade e sem grande produções.Mas é um gosto,uma diversão fazer uma carinha diferente há cada dia,usar cores,experimentar os diferentes pincéis e seus usos.Nada demais.


De satisfação em satisfação a gente se entope mesmo de coisas.Não são "inúteis",mas acaba que viveríamos sem tanto - mas com uma vida mais chata e ,falo por mim,adoro minhas mulherices atuais.Não pude desenvolvê-las antes,aproveito o momento e ajuda a me distrair,enriquecer meu dia a dia.Não me prendo em afazeres domésticos e tenho tempo e condição para me dar momentos bons e sim meninas dos blogs de beleza,adoro seus tutoriais,suas resenhas,aprendi um monte de coisas novas,me divirto demais com seus vídeos e não,não se sintam culpadas pelo consumismo desenfreado de algumas pessoas.É energia guardada que usam assim porque não encontraram outro meio.

Eu mesma,no outro ap,terei que me valer dos estoques porque lá o orçamento será mais apertado.Ganharei de um lado e do outro - terei que racionalizar melhor os gastos e aproveitar tudo que já tenho.

E você que conseguiu ler tudo que escrevi,alguma opinião?



PS:
Caso se interesse por blogs de beleza ou queira conhecer  dê uma olhadinha no 2beauty da Marina Smith,no Beleza Interior? da Maraíza, no Funny Make Up da Ana,no Tra la la da Suzuê -acho que estão todos na lista da blogosfera aí ao lado.E tem muitos mais,bem como os das artesãs.O mundo é tão variado,gosto de tantas coisas que não tem como falar de todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário