quinta-feira, 26 de junho de 2014

Com o cabelo das divas

Calma,nada de Gisele nem nenhuma das outras mulheres atuais.Meu sonho de consumo sempre foi os cabelos das divas dos anos 50:mais para os curtos e médios,"naturais" - ondulados,cacheados e com volume e forma,mais ou menos assim:




                                                                 (Audrey,Marilyn e Ava,pra quem não as conhece)

Durante os anos 80/ 90 a "crespice" foi permitida,não tinha problemas e consegui usar meu cabelo como queria.Depois,foi a ditadura do relaxamento e em seguida as "progressivas" que se ,no começo me agradaram,deram um outro aspecto,"arrumado" aos cabelos,por fim os destruíram.Ano retrasado estava com uma palha esticada na cabeça quando decidi parar com estes procedimentos e cortar até que o cabelo voltasse ao natural - numas né,porque das tinturas não tenho como me livrar,eles nascendo branquinhos quase prateados,afinal vou fazer 50 anos.Enfim,treze dias depois do último corte,agora posso dizer:consegui!
Tenho lavado os cabelos diariamente e nada de problemas e a queda que estava me assustando,parou.Estão com um aspecto ótimo e uma textura como nunca tive.E não foi só a retirada das químicas pesadas que ajudou não,aprendi muito fazendo o cronograma capilar(uma série de procedimentos para tratar o cabelo continuamente;para quem não conhece é só dar uma busca na internet que tem milhões de sugestões,eu indico os blogs  Help dos cabelos e o Eu sou Crespa como referências) e tenho usado a técnica L.O.C. de finalização.Mais "loucura" Eliana?Não ,é fácil:líquido,óleo e creme.


Sim,em quantidades minúsculas,nada da tonelada de produtos que meus cabelos sugavam quando estavam ruins.Além de leves e macios,secam com melhor aspecto e mais rápido.E não,não uso secador e escova.Quando digo "ao natural" é ao pé da letra..Pra quem tinha cabelos extremamente secos e porosos posso dizer agora que eles estão quase normais e que valeu a pena ter tido paciência e aprendido como cuidar deles em casa.
E a moda?Os cabelos "lisos"?Deixo para quem pode e que consegue e pra quem fica bem com eles.Eu estou feliz demais com os meus agora;não fossem os constantes retoques nas raízes,diria que não dão mais trabalho - e aliás,antes que eu esqueça de falar,usar acidificante logo após as tinturas ajuda contra os danos que elas causam e potencializam o tratamento que você fizer depois.
E não sou só eu que estou gostando dos meus cabelos não,o cabeleireiro que os cortou fez elogios o que é a coisa mais rara de se acontecer.O normal antes era escutar horrores sobre  o estado deles.
Daí que ,se você não está satisfeita com os seus,saiba que sempre haverá um jeito para melhorá-los,dá um certo trabalho no começo,mais depois,o resultado compensa.

2 comentários:

  1. Oi Eliana, ao contrário de você os meus são lisos e sempre sonhei com os crespos e cacheados! Acho lindo, ao natural. Mas quem pode com um cabelo que não aguenta nem um bobe . O jeito é se consolar com a natureza, eu já estou satisfeita! bjs
    Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para lisos os cortes bem repicados ajudam a dar mais formato e algum volume.No nosso caso,que não somos mais "meninas" o bom é não ser escrava de modelos e modismo!Bjs

      Excluir