sexta-feira, 1 de agosto de 2014

até onde isto vai?


                                                       (Gueixa,senhorinha ou diva?Da vida,do lar,mas não de si mesma?)



Nascer rica;casar-se,ir para um convento eram as opções que as mulheres bem nascidas tinham para conseguir situar-se  na sociedade.Ser estimada,respeitada e viver com alguma proteção e conforto.Isto até o século XIX e sem levar em conta a "massa",que além de mão de obra barata não tinha direito a nada,versus nada.Com muita luta,sofrimento e passando por cima de séculos de violência,preconceito e opressão,estudando,conseguindo uma profissão as mulheres.....aumentaram sua carga!Sim! Não basta ser/saber o que já é da tradição,há que ser "presa" e manter as correntes?!?Que ganho foi este,não entendi.
Nas conversas que presencio,nas posturas,as mulheres parecem querer manter-se "presas" e parecer super bem assim!!Só que não,não mesmo!!!

Ter liberdade ,pra mim,desde que me conheço por gente,foi o maior sonho e conquistado,luto para continuar assim.Dona do meu nariz,minhas escolhas.Sofro quando escuto "tenho filhos,você não sabe o que é isto",ué foi mãe porque quiz ou por imposição?!?!Junte a "dona-de-cazice"(não posso,tenho "serviço") e o caldo entorna!Fora ou eu-tenho-você-não-tem compondo-se através do consumismo e não da realização de si como pessoa,e muitas vezes invejando o que não é nem adequado à si mesma.
Já falei disto um milhão de vezes e vou continuar a repetir porque acho injusto demais conosco .Além da pressão da sociedade as próprias mulheres estão,cada vez mais retrocedendo,tornando ideal o "ser objeto",ter cirurgias plásticas como "realização".Aparência,sem essência;competição.Aumentando o próprio machismo como se já não fosse suficiente;criando filho(a)s mimados,mal criados e sem noção da realidade das coisas,reproduzindo o padrão vazio e tornando-se adultos inúteis.
Estou sendo severa demais?!?Que nenni!É só olhar em volta que dá pra ver.Gostaria de viver numa sociedade consciente,autônoma e não cercada por pessoas que reclamam de todo mundo,chefe,patrão,políticos e não vê que age igual ou pior e aprofunda o buraco onde estamos.Sim,porque se a "matriz" da sociedade ,a "mãe" ,dá o exemplo errado,forma errado ,o que esperar do resto?!?!





O seu "tamanho" no mundo,na vida,não é a forma que seu corpo tem,a dimensão do seu ser não é o manequim que você veste!!!!A amplidão da sua vida está no que você constrói e não no quanto de dinheiro gasta!


PS:provocado por exposição nefasta a conversa de vizinhas e ao que fazem/dizem aos seus filhos;fora as "colegas" do trabalho.




E para um a rememoração básica :






 Casar e fazer as filhas reproduzirem o modelo.Não,não é distante como estas fotos não.Ainda continua e permanece esta mentalidade.







E pra nós,inconformadas,os castigos eram aterradores(este é um exemplo inglês do séc XVI),fora chicote,prisão,humilhação pública e morte.apenas por ser mulher  e não aceitar a dominação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário