sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Nós já consumimos mais do que a natureza produz....

Todos os ambientalistas falam há anos ,mas agora a coisa tá grave mesmo porque não serão apenas as populações marginalizadas,dos confins do mundo que sofrerão as consequências.Todos já sentimos de uma maneira ou de outra que os desequilíbrios estão aumentando.



Aqui em São Paulo,antiga terra da garoa os invernos se resumem há alguns dias,não a uma estação.Mais um pouco teremos apenas calor e seca.Em pleno inverno estamos com 30° e sem água porque só e simplesmente não chove!A terra das indústrias,dos arranha-céus,do poder e do dinheiro e..... do clima insuportável!!!!!!Como agricultura/pecuária,indústria e saneamento nestas condições?!?!


Eu, voltando do mercado e depois de receber umas encomendas,descartei uma quantidade de embalagens que encheu o balde/lixeira do andar(somos quatro aps neste aqui),se mais alguém for colocar o lixo,já vai ficar "a mais".O prédio tem quinze andares....São Paulo,estado,mais de vinte milhões de habitantes,o mundo,mais de 7 bilhões....E isto foi hoje,tem amanhã,depois e depois.......




 Caso nós os "inteligentes" funcionássemos em harmonia com o ambiente,isto não ocorreria




 Porque por mais que sejamos racionais,tenhamos hábitos "conscientes" já tem muita gente sem nada e mesmo que consigam viver com as "sobras",não tem vida digna e como nós, estarão perdidos em meio às muitas "faltas"  que virão.
 É assim mesmo,estamos devorando nosso habitat(alguém ainda usa esta palavra?),matando nosso futuro e não temos como parar e mesmo com muita mudança de hábitos e de consumo a economia do mundo funciona neste canibalismo,nesta antropofagia e sei lá mais quantos sinônimos do mesmo mal.



E os estímulos aos gastos,ao "compre","tenha" são enormes.E o próprio inconsciente coletivo do "ter é poder" é fortíssimo.



Eu sinceramente,que cresci assistindo a animações como os Jetsons mostrando aquele futuro  "limpo",onde as máquinas e a tecnologia nos aliviariam da escravidão das tarefas manuais temo pelo que acontecerá,porque para nós que ainda temos uma vida boa,condições de substituir,mudar,quebrar os galhos,a gente se vira.
Aqueles que não tem ,não  enxergam futuro e partem para os "ismos",as ações "concretas" ou formas "agressivas" de "mudar o mundo" estão em todos os lugares e misturados a toda esta bagunça - o que acontece no Oriente Médio e na África é uma luta por território,água e comida.


Já disse mil vezes das distopias,dos Mad Max,Matrix,Blade Runner e como a arte imita a vida,nestes casos,antecipou exatamente o que está acontecendo.Não é pessimismo da minha parte,é realismo.
Não vou deixar de viver,de fazer o que gosto,acho que ninguém vai,só e simplesmente porque é a nossa vida e fazemos parte desse erro enorme chamado "sociedade ocidental",não tem como "ficar de fora",mas também não tem como ficar confortável em meio a tudo isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário