terça-feira, 18 de novembro de 2014

E um livro puxa o outro....

...pra quem gosta de ler é sempre assim,não tem jeito!

Terminada a biografia,começa o folhetim sobre a época,com o mestre dos mestres e inventor do gênero,Alexandre Dumas.père:

















Milhares e milhares de páginas me aguardam,mas pra quem já passou por toda a seqüência dos mosqueteiros(Les trois Mousquetaires,Vingt Ans Après et le Vicomte de Bragellonne) e antes ainda os volumes sobre o séc. XVI(La reine Margot,la dame de Monsoreau,Les Quarante Cinq),é tudo de bom!E a edição que tenho é a da Bouquins,Les grands romans(que estava quietinha na estante,esperando o "momento certo") feita pela Claude Schopp e naquele capricho que as edições francesas tem,com biografia,bibliografia,dicionários de lugares e personagens e mais muita coisa.Uma infinidade informações  antes da história em si começar e muita coisa depois,um regalo pra quem é rato de livro.E nada a ver com as adaptações juvenis que temos traduzidas aqui na terrinha.

Só de saber o cuidado para estabelecer o texto depois de mil modificações(a quantidade de edições diferentes feitas ainda em vida do escritor e tudo o que foi publicado depois desencorajaria qualquer especialista!),as indicações de onde foram feitas traz mais curiosidade sobre a obra.

E mais ainda,sabendo que o Dumas mergulhado em seu tempo,chama o passado para "mostrar",evidenciar as transformações,usa os historiadores para dar peso,não tem como ficar indiferente.

Tudo bem,pode ser "datado",mas não envelheceu.Nós aqui em meio ao "petrolão do PT" vendo a corrupção transbordar e mostrar as entranhas do poder entendemos mais ainda quando eventos semelhantes são mostrados,mesmo que numa época distante.

E depois de séries e séries de romances históricos dá pra perceber o quanto os escritores atuais beberam na fonte e usaram  o Dumas  como base de suas histórias.bem naquela de nada se perde,tudo se transforma!Obra riquíssima,difícil de conhecer inteira,mas uma maravilha.Entretenimento do bom!



Nenhum comentário:

Postar um comentário