quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Descobrindo pessoas:documentário Anamaria - A mulher de branco de Ipanema

Zapeando pela TV, à noite, esbarro na imagem de um "destroço" aparente de mulher que apesar da idade avançada tem um brilho nos olhos grandes,uma jovialidade incrível e um sorriso daqueles que atraem.Quem será?Confesso que à primeira vista houve um estranhamento,a aparência não é de uma "pessoa comum",descarnada até os ossos,esquisita.
Entre suas falas de uma lógica "diferente" e os depoimentos das pessoas que a conhecem se percebe uma admiração,um encantamento com a andarilha,sim,porque é uma pessoa em eterno movimento,que segundo suas próprias palavras não dorme,"desmaia" e que canta,está em contato com o cosmos.....
Diferente,muito diferente e de uma alegria,uma graça que é difícil encontrar em "pessoas normais".
Aparecem fotos antigas da moça lindíssima que foi,casada com Marcos Valle  e que conheceu muitos lugares pelo mundo,ainda canta e "viaja" pelo mundo em que resolveu existir,sim,porque escolheu viver desse modo,"fora" dos padrões ,mantendo a vida que quis ter.
Quem consegue tanto?!?Sim,porque é uma conquista.
Suas falas cativam e junto com suas amigas,vai falando e é de uma profundidade difícil de encontrar.
Um dos depoimentos afirma:"ela não compactuou" - não se rendeu ao que o mundo virou desde a época da sua juventude,anos 60/70 do séc XX.
Não,não é uma "mulher da moda","uma empresária de sucesso","uma celebridade".É um ser humano pleno de :humanidade.E mesmo deixando aquele estranhamento que me pegou não tive como não pensar na Ana,Aninha, a mulher de branco de Ipanema.
Um conhecimento de vida que mexeu comigo,sim,porque eu  mesmo inserida até os ossos no "mundo normal",quis e quero manter minha vida "como eu quero",apesar dos pesares.

Não sei se mais alguém já teve destes "encontros" maravilhosos,mesmo que com uma figura distante.deixou uma marca boa,de que é possível sim não "ser igual","ser o que se quer ser".

Loucura?Entre ela e o limite da "lucidez" a linda é tênue.E Caetano já cantou" de perto,ninguém é normal".




Anamaria - A mulher de branco de Ipanema




(aqui um trailer do documentário de Chico Canindé)




E neste link uma pequena reportagem de TV sobre a personagem:
https://www.youtube.com/watch?v=hgie_SB0QrM


Nenhum comentário:

Postar um comentário