segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Uma pessoa incrível;documentário Caro Francis (2010)

Adoro gente inteligente.me dou bem e consigo me sintonizar quase automaticamente não fosse um probleminha:como é difícil encontrar pessoas inteligentes!!!!Não falo de erudição,"conteúdo à toa",falo de gente com estofo,com arsenal intelectual,atitude de quem se coloca e não "segue" os outros.
Desculpe sei que posso ofender falando assim,mas faire quoi?!?Desde muito pequena sou assim e confesso que a maior dificuldade na vida é passar pelas ditas "pessoas comuns" sem causar,sem horripilar os 'sensos comuns" as "doninhas de casa",horrorhorrorhorrror.
E me identifico demais com gente que pensa,porque atualmente é fácil"curtir","descurtir",mas ter opinião,hum,complicado.Ficar no "gosto","não gosto" é fácil,mas argumentar,articular o pensamento,xi,é exigir demais!Vide nossos 500 mil zero em redação - 10% muito  significativo do estado atual da cabecinha das pessoas,isto entre os jovens "futuro da nação",o que dizer do resto?
Mas,me perguntam vocês,pra que tanto blá-blá-blá?Porque se você gosta de gente que pensa,se identifica com quem não tem medo de abrir a boca e assumir suas crenças,contradições,vai gostar do Caro Francis,uma pequena gotinha no oceano do que deve ter sido este cara doido de incrível,inteligente até a medula e que foi aos trancos ,barrancos e grandes encontros uma pessoa marcante.
Politicamente incorreto,sexista,"vira casaca" pra direta americana que amava de paixão e muito lúcido em relação à essa bosta de paizinho em que vivemos,cutucando as feridas ,nossa buritzia oficial e acadêmica.Um pensador que conseguiu se situar no jornalismo,não foi bem sucedido como escritor e mais ainda,criou dificuldades para si mesmo exatamente por ser como era(identificação total meu caro!).Quem faz isto hoje em dia?O que existe de "crítica" embasada seja lá ao que for?

E descobrir uma pessoa pelo olhar de seus próximos - amigos ou não- é incrível.E lembrar das polêmicas que criava ,dos assuntos que colocava na mesa,então...e não poderia deixar de ser mais atual:por criticar os marajás e os desmandos da Petrobrás sofreu um processo que acelerou sua morte,pressionado que foi pelas "otoridades".
Weeelllll,como diria o próprio,sem mais delongas,se não viu,veja agora!












Ps;como as pessoas de agora podem "alcançar" o que era a educação de tempos atrás?Como ter acesso ao tanto que nos mostram os caras desta geração que está pelos 70/80 anos?Um Cony,Clóvis Rossi,Ruy Castro,só pra citar uns poucos.
Gente que aprendia com e no mundo,fora a educação "formal" das escolas,sim,porque mesmo tendo formações diferentes ou formação alguma - meu avô 1901-1982 não ficou mais de dois anos em escola e escrevia maravilhosamente,falava sobre tudo e estava sempre atualizado - tinha conhecimento e muito.
Da minha geração,fomos os últimos a pegar escola pública de qualidade(minha irmã caçula 9 anos mais nova sempre se queixou da diferença),crescer escutando música boa,assistindo à programação feita exatamente para "educar a população",ter hábitos de leitura criados desde a mais longínqüa infância e tudo isto em meio à total falta de recursos?!?
Hoje tudo é "acessível",mas é um "tudo" tão vazio,raso......

Nenhum comentário:

Postar um comentário