segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Os Pilares da Terra e Mundo sem fim:Ken Follet no Netflix

Estou me acabando com as séries do Netflix e estas baseadas nos livros do Ken Follet foram dois achados nestas últimas semanas.
Quem leu os livros conhece o enredo:a primeira,no séc 12,o início da construção da catedral de Kingsbridge provoca ações e reações quanto ao domínio tanto da Igreja quanto da realeza sobre a vida das pessoas,porque tudo estava ligado à terra e quem tinha o poder sobre ela.Jogos de poder e disputas por títulos,misturados a histórias de amor e ódio,e um segredo sobre a morte do herdeiro real  fazem a trama ser atraente e bem montada.do livro enorme,sobressaem as ações principais.


 Matthew MacFayden como o prior Philip ficou perfeito(o que é que este cara faz mal feito?)
 O mestre construtor Tom(Rufus Sewell);Ellen,que já foi freira,tem conhecimentos  e por saber dos segredos é atacada como  "bruxa";Aliena - a jovem nobre que passa a comerciar lã para superar a perda de título e posses;Jack(o incontornável,e bom,Ed Redmayne) ;o lorde despossuído de Shiring,Donald Sutherland e o canastrão vilão mor  bispo Waleran que aparece demais e cansa um pouco.
 As inovações técnicas provocando o imaginário  e trazendo transformações sociais:um "artesão" livre pensador incomoda os dogmas e até brinca com eles quando faz uma imagem da virgem que "chora".
 E a cada "inovação" uma luta/batalha para se liberar dos domínios.

Além de fiel ao romance,tem a sorte de ser dinâmica,porque sintetizou bem um enredo longo e com muitos detalhes técnicos que aparecem bem destacados mas não extensivos como no livro.



 O Mundo sem Fim ,mais  ação e enredo enxuto, mostrando tudo que é importante no livro e deixando de lado os detalhes técnicos  cansativos sobre a construção da ponte em Kingsbridge,no séc 14,focando mais nas relações sociais ,nas transformações e no destino criado para o rei Eduardo II,




 Um rei destronado,uma rainha cruel (e a atriz com o rosto duro de botox que mal se mexe) e o herdeiro lutando para se estabelecer.

 Ben Chaplin como o falso Thomas Langley e Caris ,os "heróis" da trama.O papel dela ficou chatinho e a atriz não tem expressão(muito botox talvez)
Os camponeses lutando por terra e para escapar ao domínio de senhores incapazes e brutais


         O reprimido,desleal,cruel e maléfico Godwin que sobe na hierarquia da igreja usando envenenamento,assassinato,superstição e o medo que a religião impunha





 E sua mãe,Petronilla,que participa ativamente na escalada do filho e nas vinganças particulares.



Como a anterior,é bastante fiel ao livro,mas os vilões bem melhor interpretados por atores mais talentosos e melhor caracterizados.


Gostei bastante e já vou procurar mais para "carnavalizar" com estilo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário