quinta-feira, 30 de abril de 2015

Aceitação:pode gorda na capa? - texto da Sabrina Olivetti do Coisas de Diva

Simplesmente adorei o texto da Sabrina:quando as imagens de alguma mulher tem photoshop,criticam mas aceitar uma "mulher comum",ao natural choca  e provoca mais críticas ainda?Onde está o bom senso?

PODE GORDA NA CAPA SIM!





Hoje foi divulgada a nova edição da revista Elle com a jornalista e blogueira Ju Romano em uma das capas. Uma mulher gorda, sim, semi nua, mostrando seu corpo sem tratamento de Photoshop.
Minha vontade é de imprimir a capa e sair pendurando por ai de tão feliz e orgulhosa que fiquei. Não só porque gosto muito da Juliana como pessoa, mas também pelo orgulho de ver uma mulher que não segue o padrão de corpo “ideal” ser capa de uma revista feminina de grande circulação.
O triste é ver que, nem 2 minutos depois da divulgação, já tinha gente fazendo comentários medonhos das redes sociais. Isso não está errado só pela falta de educação em si, mas também pela propagação da ideia de que certo e bonito é ser magra e sarada.
Vem cá, pega na minha mão que agora a gente vai conversar de perto mais uma vez. Sim, vai ter textão!
Toda vez que vemos alguma modelo ou famosa nas revistas, qual é o comentário? “Nossa, pesaram a mão no Photoshop, hum”, “Credo, fulana tá tão magra que deve estar doente”, “Dúvido que essa modelo ai usa esse shampoo da propaganda, esse cabelo brilhante ai é peruca”, “Essa dai errou feio no botox!”. Não é? Ou seja, somos contra as imagens irreais, as manipulações de computador,  as cirurgias abusivas que deformam corpos e rostos, somos contra a visão de que a mulher TEM QUE SER perfeita. O que acho bem justo. Ninguém tem que engolir imagens falsas.
Agora vamos por outro lado, se por ventura alguma imagem de mulher gorda, com rugas, cicatrizes ou celulite aparece na mídia, o que pensamos? CREDO QUE HORROR! Não é? Ter rugas, gordura, marcas, cicatrizes e “defeitos” também não pode.
Agora me diz, faz algum sentido isso? Por um lado somos contra as manipulações de fotos e achamos um absurdo o que a mídia faz com a imagem feminina. Mas por outro, não aceitamos de jeito nenhum a visão da realidade, do rosto e do corpo da mulher como ela é na vida real.

Tem como julgar os outros pela aparência e ser contra o ideal de padrão estético feminino? Acho esquisito, hum. Vamos escolher um lado?
Minha sugestão é, pare de julgar os outros. Se você não quer a manipulação da mídia, pare de exigir imagens perfeitas. Se você não quer ver imagens photoshopadas, pare de julgar a coleguinha por ser gorda, pançuda, velha. Pare de consumir, comprar e propagar esse ideal de corpo e beleza padrão.
Ficou chocada com a foto da Ju na capa da Elle? Reflita o porquê do seu choque. Será que na sua cabeça não está enraizado aquele padrão do que é certo e bonito? Será que não vale a pena abrir a mente para novas ideias e dizer não para esse padrão?
Ah, o comentário de que gordo não é saudável não será aceito aqui, combinado? Ou vou pedir pra Ju mandar a cópia do atestado de saúde dela para cada um. Me larga que estou louca!

http://www.coisasdediva.com.br/2015/04/pode-gorda-na-capa-sim/

Nenhum comentário:

Postar um comentário