sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Ontem eu vi um homem apanhando e fiquei assustada com a reação das pessoas incentivando a agressão

Estava num ônibus que passava na São João e ia entrar na Francisco Matarazzo,é, embaixo do Minhocão e num segundo muita gente levantou e olhou para a rua, uma cena em que um homem era agredido por outros três e começaram aos gritos:pegaram,pegaram;ó,é ladrão,apanhou pouco,queria estar lá pra bater também   e coisas semelhantes.Foi coisa de um segundo porque o ônibus estava em movimento mas a reação das pessoas foi brutal,se estivessem na rua haveria uma linchamento?É bem capaz.Apenas uma voz se levantou :"ele roubou comida,não pegou mais nada"...(como "descobriu" isso não sei,a visão foi muito rápida).
Sei que fiquei meio paralisada e como meu ponto foi logo adiante, relaxei quando desci.
Não medo do que aconteceu na rua,estava "longe" - acho que na região deve ser corriqueiro - mas das pessoas "normais" que estavam ali,sentadas ao meu lado.A ferocidade e a crueza naqueles rostos tão comuns me assustou mesmo.Por quê aquela reação?Talvez pela vida que levem?Pelos problemas do cotidiano?Por já terem sofrido alguma violência?Não "encontrei" justificativa...selvageria gratuita.
 Não sei,só sei que se tivesse que ter ficado mais tempo naquele ônibus eu passaria mal.


Daí me perguntam porque não gosto de sair de casa e eu respondo:por nada o pânico aparece(reações físicas constantes) e quando acontece alguma coisa como este episódio,demora para "passar",fica comigo por um tempo,incomodando.
Ter medo "à toa" é um saco,mas ficar apavorada com quem está perto é infinitamente pior.
Foi apenas um episódio,mas como presenciei,ficou marcado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário