segunda-feira, 25 de abril de 2016

Para voltar a ler


(imagem da internet)




               Para sair da "dependência" que tenho dos polars historiques,meus franceses do coração,aproveitei a demora da última encomenda(que era pra ter chegado aqui em março e até agora nada)para desencostar esta caixinha que estava à espera,na estante.
Sim,me rendi ao Game of Thrones!
Comecei meio assim,não tinha expectativa e aos poucos a história foi me prendendo.Muitos lugares e personagens(digamos que é a parte chata,muitos,muitos,nomes de gente e de lugares que ainda não se "conhece" e muitos que já não existem mais na época em que o enredo é contado,mas são citados para localizar as intrigas/acontecimentos), tudo é interligado pela conquista dos tronos dos reinos que formam este universo à parte.É um outro mundo,outra geografia,outras religiões.....mas a busca pelo poder,as falcatruas e etc são velhas conhecidas da humanidade(seja ela qual for).Não,até agora não senti semelhanças com o Senhor dos Anéis - onde o bem contra o mal era o fundo maior da coisa toda.
Várias dinastias,suas alianças,quebras de lealdade,conflitos e os dramas individuais dentro de cada família.Acho que é aí que o George RR Martin pega a gente,porque a luta pelo poder pode até ser o fundo das ações,mas o que acontece pessoalmente com cada personagem é que "gruda"  a gente na sequência.Cada livro tem mais de mil páginas então ,se não gostasse,seria uma decepção, enorme em todos os sentidos,
Ainda estou no segundo volume e tem mais três até chegar ao fim(na série de TV começou uma sexta temporada mas não sei se tem o sexto livro também,comprei os meus faz tempo) e torcendo por alguns dos personagens e gostando que nenhum é plano,unidimensional.Reagem às circunstâncias e vão progredindo - isso os que sobrevivem porque vão acontecendo mortes(sentenças,doenças,ferimentos,etc)  complicando para os personagens que ficam.
E sim,para quem como eu gosta de Idade Média,tem tudo a ver.
E aí,alguém já leu?Até o fim a gente fica assim como estou agora,presa nas histórias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário