sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Oeuvres Complètes - Dumas :Acté




Mais um da "biblioteca" do Kindle - baixei um " as obras completas" faz um tempo,para ter  os que eu não li em papel -  e vai levar mais um montão deste mesmo tempo para que eu leia tudo!
Nesta edição tem os "ciclos":Mosqueteiros,Valois,Médecin de Campagne ;e um sem índice individual das obras chamado Romans - que eu acho que tem apenas os textos mais curtos e não em séries como os outros.
Mas falando especificamente deste título,Acté -  ele se passa na Antiguidade romana,tendo Nero como protagonista e a dita cuja Acté como a "mocinha" da história.é dramalhão daqueles dela "enrubescer,coração disparar e  desmaiar,",fora a paixão à primeira vista(sim,ela não sabe mas o galã é o imperador)misturado com o enredo histórico - decadência do Império,cristianismo se propagando e toda aquela atmosfera que o Dumas cria em seus romances.
A  nota introdutória deste diz que serviu de inspiração para o autor do livro Quo Vadis?(que eu já li,também em francês) e quem conhece o enredo - tem o filme da década de 50,com a Deborah Kerr - vai ver que é a mesma vibe.
Antiquado?Pode ser,mas uma leitura rápida,fluente,gostosa - neste,que pode não ser uma obra-prima,mas onde ele acertou bem a mão quase no texto inteiro(o fim é meio fuénm)diferente do anterior(Les Compagnos de Jehu)  que eu li entre o fim do ano passado e o começo deste ano,que não tem nada de bom.
É,eu gosto de coisas muito diferentes  e vou lendo um pouquinho de tudo.Preciso agora  "atacar" algum autor mais recente - se não for fisgada por outro historique,vamos ver.


PS: não teve jeito,já emendei com o título seguinte,Pauline,fazer o quê?!?Rssssss

Nenhum comentário:

Postar um comentário