sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

A cor Púrpura

Resultado de imagem para a cor purpura livro



Estava de graça no kindle,daí baixei e já li para aproveitar.Sei que vi o filme há eras atrás,mas não me lembrava nada da história .
Caso fosse "categorizar" o livro caberia em várias classificações:livro de correspondência,livro triste ,livro com personagem desprezível.Tudo isso no sul dos Estados Unidos,a segregação racial e a falta de condições das famílias negras, pobres , desestruturadas ,reproduzindo a violência de que são vítimas.
Época:a história vai aparentemente dos anos 20 aos 50 do século passado.

Escrevendo para Deus,Celie vai contando todas as suas tragédias que acontecem desde sua mais tenra idade:além da pobreza e da exclusão social,ainda é estuprada pelo padastro(o desprezível que citei acima),engravida,tem os filhos tirados de si e depois,ainda é forçada a um "casamento" onde servirá de babá,empregada doméstica e saco de pancadas,além de ter que se separar da irmã,sua única companhia na vida,que só vai "reencontrar" através de cartas enviadas por ela e por muito tempo escondidas pelo seu marido.
Mas ela "aceita" seu destino e vai apenas relatando o que acontece com ela e com as pessoas que fazem parte da sua nova "família",incluindo aí a ex amante do seu marido que acaba se tornando o ponto de apoio,de superação e de afirmação da Celie ,que vai se libertar deste "aprisionamento" em que viveu boa parte da vida.Todas as mulheres que aparecem vão deixando seus papéis  subalternos e emancipando-se.
Os diferentes tipos de amor entre essas pessoas vai tomando conta dos relatos e é através dele que superam todas as situações negativas em que vão se encontrando. e vão se redimindo dos seus passados,alcançando uma vida mais harmônica e se transformando realmente numa família bem ampla.
Mas o fundo triste e difícil perpassa quase que o livro inteiro,as redenções são o clímax ,o fechamento das histórias.São jornadas de vida complicadas,mas possíveis.Leitura boa,não é um "livraço",mas é uma boa história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário