segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Desafios literários:pra sair da zona de conforto nas leituras

Eu, a doida do livro com fundo histórico e aventura, estava há um bom tempo meio presa neles,só lia isso.Neste ano estou escolhendo umas coisas diferentes,senti falta daquela "coisa" boa que tem nos livros,que tocam a gente,mexem com alguma coisa interna.O bom da "Literatura" assim,com letra grande,o que tem a mais que apenas entretenimento.
Não,não parei com o Dumas(Oeuvres Complètes,já li mais três dos folhetins:Le capitaine Pamphyle,Othon l'archer e Le mestre d'armes),mas tem o Tolstói(Contes) pra balancear e os livros que tem lido entre esses.

No Youtube vi  desafios literários bem instigantes,propondo categorias de livros a serem lidos,pra mexer um pouco com hábitos arraigados de leitura e ampliar os horizontes.
Tem o Desafio Booktuber que eu achei meio politicamente correto demais(ler feminista,ler mais autoras,ler autor negro,e por aí) categorizando para aquèm do literário;daí,o Livrada! que é um dos canais que acompanho lançou o seu,que achei bem mais interessante,são 15 temas:


1-um livro vencedor do Prêmio Jabuti
2-um livro japonês
3-um livro que explore o erotismo
4-um roman à clef
5-um livro com protagonista detestável
6-um livro triste
7-um livro de autor que você já conheceu pessoalmente
8-um livro com engajamento político
9-um livro que você ganhou de um amigo
10-um romance psicológico
11-um livro escrito antes do Renascimento
12-um livro já resenhado pelo Livrada!(canal ou blog)
13-um livro de correspondência
14-um livro que se passa em um lugar em que você já esteve
15- Vida e Destino(título escolhido pelo Yuri Ra,o editor do canal)

Me ajudou a perceber o quanto de diversidade e alcance os livros podem ter e eu "meio presa" em só um tipo!Estou saindo da minha zona de conforto e buscando livros diferentes - não,não estou seguindo o desafio ipsis literis,mas fazendo o meu,pessoal.

Pra quem gostou da idéia,fica o vídeo do Livrada!


Ep. #94: Desafio Livrada! 2017




Nenhum comentário:

Postar um comentário