sexta-feira, 31 de março de 2017

Grupos de Leitores&Booktubers

Imagem relacionada


Confesso que não tenho a mínima vontade de fazer grupo de leitura presencial,tenho meus hábitos literários e entre eles se encontra estar no meu sofá meio espalhada,meio esticada e ir mudando estas posições.Me sentar em roda ou círculo vai me lembrar demais as rodas de leitura que fazia com alunos(fora as reuniões pedagorréicas) e não,isso pra mim já deu o que tinha que dar.Fazer discussões sobre as leituras?!?!Gosto de ler e falar um pouco sobre o que leio,agora,discussões "profundas" e "a sério",no thanks,minha cabeça da tilt,rsss.Mas tem muita gente que vai e gosta e os Leia Mulheres de várias cidades pelo país  são  citados com muitos elogios ,mas acho segmentado demais(ler só mulheres?!?Isso não restringe demais?).
Daí tem os grupos de "leitores" no Facebook:o Skoob, o que você anda lendo?,Papo de Leitor,Indique um Livro &Citações e mais alguns,com a predominância de jovens e seus "costumes".Confesso que acompanho só para "medir" o que acontece no "mundo normal",porque sei que sou uma leitora meio específica e que não tenho atração pelo que é de mídia e faz sucesso."Modinha" não me pega,mas acho interessante que ao menos estejam lendo,torcendo para que estendam estas leituras para além dos nichos jovem adulto(YA) e quetais.Fico meia  a "tia",no meio da molecada e me divirto com suas "coleções" - sim,não falam em ter biblioteca,mas muitos livros de só alguns autores "queridinhos".
O Livrada! existe por causa do canal do mesmo nome e é provocador,nada de condescendência com nossos maus hábitos de leitura,eles são "diferenciados",mais cult e sim,um pouco chatos e alguns até meio esnobes - fauna literária existe,este é só um dos segmentos.
Como os grupos que se formam no Whatsapp(ou será Whatzap?) e que também não me atrairam - é pra quem segura o celular o dia inteiro e o meu ou está em cima de alguma mesa ou dentro da bolsa.

Mas o que gosto mesmo são os Booktubers(youtubers sobre literatura),tenho acompanhado vários canais e sim,mais diversidade e muitas preferências,misturando leituras mais clássicas com os contemporâneos e sim,ampliando meus horizontes,mesmo que meu gosto não acompanhe tudo.tem os mais analíticos,os mais emocionais,um que está sempre "curioso" com tudo  e depois não sabe explicar bem a leitura e por aí vai.E sim,tem os Booktubers "para jovens" também e de jovens que tem gosto mais "formal" também,tem de tudo.E é muito bom escutar gente que se empolga com leitura,eu sou dessas.
É uma forma de obter informação sem precisar de jornais ou revistas específicas,que também são muito "nicho" e eu quero distância de intelectualidade pro forma,quero saber das novidades ,das edições mais recentes,da análise de livros que eu ainda quero ler  e ainda não deu, e eles dão muita informação deste tipo.

Aumenta um pouco a compulsão por comprar livros?!?!Sim,tem que dar uma controlada porque,por exemplo a Amazon - que é "parceira" de muitos canais -  faz promoções constantemente,mas além de não dar pra comprar tudo,haja tempo pra ler tudo e espaço para colocar os livros!Mas as ofertas são tentadoras.

Mas pra quem gosta de livros,tem um mundo ao alcance da mão e mesmo eu aqui,sozinha,consigo certa socialização em torno deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário