segunda-feira, 3 de abril de 2017

Descobri um "país" que lê?!?!

Resultado de imagem para e o preço dos livros



Num país com o déficit educacional como o nosso eu tenho me impressionado com a população consumidora de livros que encontrei pela internet.Não,consumo não significa nem mais inteligência,nem mais cultura,nem melhores escolhas,mas pensando na realidade econômica da maioria,ter uma folga no orçamento destinada a livros,mesmo que sejam apenas de entretenimento,uau!Acho bárbaro!

Porque, se está difícil encher a geladeira,como encher uma estante ?


Eu lembro que mais ou menos a partir dos 14 anos,sempre que arranjava um dinheirinho dava um jeito pra comprar algum livro,mas era um aqui ,outro ali.Mas os que a escola pedia,minha mãe sempre deu um jeito de comprar,nunca ficamos sem.Depois,ela dava dinheiro para que comprássemos os livros que a Abril Cultural publicava e fizemos mais de uma coleção com os livros de banca de jornal - mas eram livros de "todos",não tinha essa de "meu".Mas a partir do momento que comecei a trabalhar, livros e filmes fizeram parte da minha cesta básica,nunca fiquei sem e minha biblioteca só cresceu,mesmo eu não tendo mantido o "acervo" durante todos esses anos(já falei dos expurgos que tive que fazer nas estantes há cada mudança de casa).Meus irmãos também são leitores desde sempre,cada um com seus gostos particulares - fora a formação escolar/profissional diferente.

Mas sei que nem pra todo mundo houve essa possibilidade,então ver as pessoas "consumindo livros" pra mim é uma coisa incrível,mostra que ao menos um lado do consumismo pode-se chamar de bom.Sei que vão argumentar que muito do que é comprado é lixo da indústria cultural,mas ao menos não são drogas químicas,nem bebidas,nem sei lá mais o que de ruim que também atrai as pessoas e só as bestializa mais- pra uma juventude exposta  a música e entretenimento em geral de baixíssima qualidade ,ler por si só é uma vitória.

Se divertir com livros foi sempre o "meu" divertimento e mesmo trabalhando em escola durante quase trinta anos  ,raramente encontrei alguém que também fosse leitor,para mim era uma "coisa" da minha família.

E lembrando que comecei com a Coleção Vaga Lume e fui acrescentando e ampliando(a meu ver), dá pra imaginar que estes leitores de best sellers também vão alcançar outros horizontes e vão continuar leitores,o que acho sensacional e uma prova que apesar  da educação ser o que é,as pessoas(uma parte ao menos) têm conseguido superar os entraves e ir melhorando como gente,sim,pois acho que quem lê está passos adiante de quem não lê - na minha vida inteira percebi as diferenças entre quem buscava informação e cultura e quem se contentava com a TV.
Ainda há esperanças !Alguma leitura é melhor que nada .



Nenhum comentário:

Postar um comentário