quarta-feira, 12 de abril de 2017

E os livros "como objeto"?

Resultado de imagem para edições capa dura


Eu tenho livros de todos os jeitos possíveis:edições antigas de banca com capa dura,edições vindas de sebo,idem,edições simples mas que tem quase 30 anos que estão comigo e estão meio assim,livros de edições simples,mas de qualidade que não se deformaram com a leitura;dos meus franceses tem um bom número "de poche"(pocket, em papel simples quase jornal e com capa sem orelhas) ;livros com o maravilhoso papel pólen soft que tem um toque incrível ,fora que as folhas amareladas não cansam a vista, e livros de arte e /ou cinema que são lindos por si só.

Mas ultimamente me vejo tentada  com as edições que estão caprichadíssimas,capa dura,papel bom.Livro é gostoso de pegar,de cheirar de passar a mão - mas em alguns casos os preços são proibitivos e em outros,acho que não valem a pena principalmente porque existem boas edições e por preços camaradas.
A L&PM,a Cia de Bolso e a Saraiva de bolso são exemplos - os livros desta última,em promoção estavam a menos de 4 reais mês passado,como ignorar?

Daí é pensar na leitura só e simplesmente ,livro de bolso tem a diagramação conforme o tamanho da página e tem sempre letras pequenas numa "mancha"(a quantidade de texto) apertada - não não é legal,mas é possível.Atrapalha a leitura?Em textos menores não,mas lendo um calhamaço em pocket,ui,além da dor na mãos para aguentar o livro,ainda tem as letras espremidas - a vantagem fica só no preço mesmo.

Mas quando combina de ser uma edição de qualidade com um preço pagável,como resistir?As liquidações do acervo da Cosac Naify mostraram que se os preços enxutos tivessem sido praticados antes,talvez a editora continuasse a existir sem problemas.


E vendo através dos leitores de internet(que são os que eu tenho "acesso") ,esse mercado se não está em expansão,é um dos que cresce,com certeza e a maioria das editoras tem investido em caprichar mais nos seus volumes para agradar mais,é evidente(tirando os livros "capa de filme,o horror,o horror,o horror!).

Pra quem como eu lembra das edições ,por exemplo,da Paz e Terra ,da Brasiliense,da antiga Civilização Brasileira, que era o que existia nos anos 80/90 e que além da desgraça na diagramação,descolavam as páginas,este é um novo paraíso,o das edições "gostosas" de ler e de pegar,com marcador de fitilho ,folha de guarda e ilustrações,uma delícia!

Alguma coisa neste país tem que ser de qualidade e agradar,que sejam os livros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário