quarta-feira, 10 de maio de 2017

Gostar da leitura não quer dizer gostar de todos os livros

A imagem pode conter: pessoas sentadas e planta


Tem uma coisa que não sei fazer que é "fazer tipo".Gosto de ler mas não por isso vou ficar posando de muito sensível,intelectual ou o que seja.Tenho muita curiosidade com o que não conheço,bastante curiosidade com histórias que já vi filmadas  e ainda não li o original e nenhuma,mas nenhuma vontade de ficar me "mostrando" por causa de livros.Gostar é muito pessoal e livro que não me atinge,não tem como elogiar.E livro chato(pra mim) vou chamar de chato mesmo.O fato de ser "clássico" não o exime .E não,não me sinto obrigada a ler "lançamentos" só porque são hypados - isto mais me afasta do que atrai.
As tão aclamadas fantasias custam a me pegar.Não sou muito fã do nosso mundo,mas ainda acho mais interessante ler sobre ele do que sobre qualquer mundo fictício,a não ser que seja um mundo muito atraente(tipo a Terra Média;ou Westeros e suas confusões que  superam a escrita nem tão boa assim do GRR Martin) e sim,que tenha analogias com o nosso.As ficções históricas me pegam porque trabalham com alguma possibilidade dentro do que se chama "real".
Romance água com açúcar eu passo longe.Quase nada do que leio tem historinhas de amor - e quando tem pode ter certeza que é livro dos românticos franceses do séc XIX,Dumas principalmente,mas as suas histórias tem tanta aventura que até o açucarado passa.Prefiro mil vezes uma Jane Austen,mostrando a crueza das relações sociais e amorosas a qualquer "história de amor" - que me lembre,de eras atrás e também do romantismo,só o A Moreninha me encantou.
Mas descobri que "saga de heróis",dependendo da maneira como são trabalhadas,também me agradam.Daí eu gostar tanto dos livros do Bernard Cornwell.Não,não acho que sejam livros "para meninos",ou não só para.
E apesar de tentar sair um pouco dessa minha zona de conforto,sinto falta de estar lendo mais "os meus gêneros".Não tem tempo útil de vida pra ler tudo o que quero,descobrir novos autores(pra mim) e ainda dar conta dos lançamentos "na minha área".Ficar com uma multidão de livros para ler(compulsão consumista livreira,sim,eu tive uns surtos) está me angustiando um pouco porque sei que não dá pra dar conta de tudo,então,quero mesmo é ler o que gosto ou o que me atrai de verdade e não perder tempo só porque o livro tem "nome"(sim os quase dois meses lendo Os Miseráveis pesaram,gostei da história,não de como foi contada e a "preocupação social",bem,eu sou de origem "pobre" e sei o que a sociedade é de sentir na pele e não por ler em algum livro) ou alguma fama.Quero ler melhor,mas sem me privar do que gosto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário