segunda-feira, 22 de maio de 2017

Tolstói:terminei os contos

Tous les Contes de Léon Tolstoi (151 Contes, fables et nouvelles): La Mort d'Ivan Ilitch + Hadji Mourad + D'où vient le mal + Le Filleul + Les Deux Vieillards ... le moujik + Trois amis etc. (French Edition) by [Tolstoï, Léon]



Não sei se esta edição é completa apesar do "tous" do título,achei bem abrangente,com uma variedade grande de escritos,mas sei que demorou um bocado para terminar.Esta leitura foi no "intervalo" entre outros livros,em e-book ,desde o começo do ano e só agora finalizei.
Gostei da maioria,só as fábulas e quetais no final do livro não acrescentaram muito no quesito literário - creio que fizeram parte das mensagens que Tolstói queria transmitir,bem como muitos contos de viés religioso.
Senti falta de alguma introdução ou texto de apoio,uma "localização" melhor deles no tempo e na obra ,mas estas edições de domínio público são baratas exatamente porque juntam uma "obra" e a divulgação,mas sem critérios técnicos.Ao menos nas que eu baixei,nenhum e-book do mesmo tipo tinha referências críticas,só os textos literários  mesmo.
E será que eu perdi alguma coisa do texto por ele estar em francês?Acho que não.A maioria das traduções para o português vieram do francês e só agora que editoras como a falecida Cosac Naify e Editora 34 tem russos traduzidos direto do original.
Agora,os "livrões" dos Tolstói(Ana Karenina e Guerra e Paz),não serão por agora, eu preciso de tempo - tem muita coisa que eu quero ler e tenho que ir dosando clássicos,contemporâneos,nacionais,estrangeiros,etc
E de melhores edições,por preços razoáveis não as fortunas que estão cobrando por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário