sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Leopoldina - a biografia íntima





Lendo no Kindle,livro que foi "brinde" da Amazon meses atrás.Queria ler alguma coisa leve,mas que não fosse ficção e, pra fazer a fila dos e-books andar, escolhi este.
Não tinha informação nenhuma sobre a edição e vi que é tradução de uma espanhola(ou em castelhano de algum país da América Latina?).
Sobre a Leopoldina tenho nas estantes o Cartas de uma Imperatriz(citado como uma das  fontes no a Biografia Íntima) livro muito interessante que estabelece uma biografia a partir da correspondência , e Uma Habsburgo no trono brasileiro(este também está por ler) .
A figura dela é muito trágica,como a de muitas "princesas",morreu jovem depois de uma infinidade de gravidezes(é assim este plural?) e abortos,além da morte dos filhos pequenos - e fora ter casado com o Pedro I que não era exatamente uma pessoa "fácil".Perdida nesta colônia de Portugal ,muito distante da sua Viena ,do meio cultural em que se criou,da sua enorme família e de qualquer amparo ou proteção.
Ainda li pouco,mas nada diferente do que já sabia sobre seus primeiros anos.Estou chegando na parte em que combinam seu casamento.O fim da história todos já sabemos,mas quero ver como este livro mostra a sequência de eventos para colocá-la como uma das responsáveis pela Independência - História a partir  dos  personagens "secundários" tem sempre um viés interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário