terça-feira, 28 de novembro de 2017

TBR:um Graciliano,pena que não dos bons





Escolhi este porque estava me esperando desde o meio do ano,foi um dos primeiros que recebi das trocas no Skoob.Esta edição é do começo dos anos 80,está até que bem conservada.
Do Graciliano lembro de ter lido há muitos e muitos anos o Angústia;depois;li o Memórias do Cárcere e ,do Vidas Secas ,conheci apenas  o filme que é dos anos 50-60,daí vi "livro de contos" e me interessei,achei que seria uma amostra boa da escrita desse autor,histórias do nordeste,de famílias ou por aí .E,bem,a primeira metade já li numa sentada e .....não gostei.
Até agora foi um amontoado de "causos" que parecem com um quadro que o Chico Anysio tinha no Chico City nos anos 70-80(quem sabe foi a inspiração?!)onde um homem "de olho torto" contava suas peripécias no sertão,e a mulher terminava o quadro sempre afirmando as "verdades" das façanhas do marido.Interessante?Nem um pouco.De "domar" onça,montar bode gigante,móveis que se enraízam e tornam a ser árvores,é um amontoado de coisas inverossímeis que passam longe de um realismo mágico,por exemplo,fica parecendo lorota mesmo.Talvez por ter sido escrito antes da metade do século passado ficou datado demais;tem um vocabulário incompreensível(cavalo de fábrica,garrafa de cachimbo,"despotismo" - para tudo que é muito grande,forte,podeeroso ou caro,etc).
Além desta parte I,estes causos do Alexandre ,ainda tem uma parte "Terra dos meninos pelados" e a última,"Pequena História Da República" que eu espero que salvem a leitura,até agora decepcionante.



UPDATE:
Terminou como começou,a história "infantil" não tem graça nenhuma( e foi premiada na época em que foi lançada?!?! )e a Pequena História da República é isto,pequena,rápida e meio superficial.
Me pareceu que esta "coletânea" foi publicada depois da morte do autor então não se sabe se seria uma escolha dele juntar estes textos num livro só.O resultado não foi bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário